sábado, 2 de junho de 2012

o carro da Sandra foi furtado.





furto a pessoa tira escondido o objeto do outro- artigo 155

roubo a pessoa toma o objeto do outro com violência - artigo 157


Então foi furtado, na frente da casa e, como ela disse, ainda passou pelo constrangimento de fazer um boletim de ocorrência e ser tratada com desdém. Quando furtaram minha maleta de trabalho ano passado, no estacionamento de um restaurante (quebraram o vidro traseiro), o policial que me atendeu falou: Sem chances de encontrar... e quando eu perguntei se tinha como melhorar a imagem do carro do ladrão, que a câmera de baixa de resolução do estacionamento pegou, ouvi a fantástica frase: tá pensando que aqui é CSI? Não tava pensando não, tava na cara que era bem Brasil. Fica sempre aquela sensação que a polícia faz de tudo para que você desista logo, para que, se eles encontrarem o produto do furto, ou roubo, poderem partilhar. Infelizmente nos sentimos assim, e me desculpo com todos os policiais honestos. 

Mas o fato é que o carro da Sandra foi furtado. Um corsa branco, duas portas, 99, MAM 5105. A Sandra é atriz de teatro e, como a grande massa crítica dos brasileiros, rala pra caramba e trabalhou até maio para pagar os impostos que lhe cabem. Qual retorno tem a Sandra por estes impostos? Ela tem plano de saúde, os filhos estudam em faculdade paga (e todos ralam pra pagar), não tem transporte adequado para substituir o carro para trabalhar e sofre agudamente a terrível falta de segurança que vivemos. (acabei de gastar uma boa grana com sensores e cerca elétrica no meu apartamento, que tem uma varanda no primeiro andar). Saúde, educação, transporte e segurança. Os quatro pilares que sustentam a cidadania. Gente, que merda!!! Nós não temos nada!!! Nós pagamos muito, mas esta corja de políticos que nos suga monstruosamente, instaurando no Brasil uma "ditadura democrática" jamais vista, leva tudo. Leva tudo mesmo, o dinheiro e a cidadania. 


Não deram esperanças pra Sandra de recuperar seu carro. O quanto precisaria parar de ser roubado (sim, roubado e não furtado, porque a violência moral como somos roubados justifica o termo) para que a polícia fosse  limpa,organizada, eficiente, equipada, bem paga? Quanto precisaria parar de ser desviado pela corrupção generalizada para que tivéssemos erguidos os outros três pilares? 
Isso parece mesmo falar ao vento. Estas cobranças já viraram parte da paisagem e ninguém mais liga. Será mesmo que o nosso futuro é trancado em casa comprando comida, fazendo cursos e falando com amigos pela internet, enquanto os bandidos dominam as ruas? Ah... não só as ruas, mas também os plenários, gabinetes...
.
.

6 comentários:

Sandra Knoll disse...

Com certeza precisaria de muito pouco...um pouco de vergonha na cara dessa corja que NÓS sustentamos.
Vale Mauro, querido...valeu mesmo pela defesa, uma defesa que é para todas as pessoas que foram "roubadas".

mauro camargo disse...

o que precisamos é aliciar as mentes próximas, para que entendam que podemos mudar isso...

Romacof disse...

Vocês sempre maldando! O carro vai ser vendido para angariar fundos para o projeto "Vida - Um Espetáculo Sustentável".

mauro camargo disse...

nossa, fiquei com a consciência pesada agora... não tinha pensado nesta possibilidade.

Anônimo disse...

Ondé que eu assino?
bjk
Mônica

mauro camargo disse...

vc já assinou... somos formigas contra gigantes, mas fazemos nossas assinaturas...