segunda-feira, 1 de novembro de 2010

OS INVÁLIDOS - Números do TSE - Eleições 2010

Faço parte de um número expressivo de brasileiros INVÁLIDOS que têm outra opinião. Que não estão satisfeitos nem com um, nem com outro. E não somos poucos. Fazemos parte de um número expressivo de brasileiros que discordam, mesmo que inválidos. Somos um número que preocupa. Um número que vai ser examinado, avaliado, ponderado, nas internas. Não vai ser exaltado na mídia, mas que tem o poder de eleger um candidato, se for tocado e convencido. Só nas internas, a mídia não vai demonstrar interesse por nós. A mídia é alimentada pelo sistema. O "sistema" (podem pensar no sistema explorado com excelência no Tropa de Elite 2), precisa de votos. O sitema precisa alimentar uma máquina monstruosa, uma vaca de divinas tetas, que suga nossas riquezas e pinga benesses a uma classe poderosa de pessoas, de bocas habituadas a mamar. O voto é a moeda corrente da corrupção. Não me venham falar de democracia. Haja paciência para tanta ignorância! Democracia é a máscara que precisa cair. Não a temos. Somos obrigados a votar e não temos poder de mudar praticamente nada, a não ser que estejamos dispostos a esforços inumanos e deixarmos de lado família, trabalho e renda (que bela maneira de manter os inválidos ineficientes!). Os políticos eleitos fazem parte do sistema, querem o seu próprio bem, fazendo o bem às coorporações que os embasam. De democracia só temos discursos populistas e planos sociais destinados a alimentar um profícuo gado eleitoral.
Fiquei feliz com a eleição. Fiquei feliz por saber que aumenta o número de pessoas que entendem realmente o que está acontecendo.
Números do TSE em 01/11/2010. 14:00h.

Eleitorado: 135.804.433
Apurado: 135.803.007 (99,99%)
Abstenção: 29.196.930 (21,50%)
Comparecimento: 106.606.077 (78,50%)
Brancos: 2.452.596 (2,30%)
Nulos: 4.689.417 (4,40%)
Válidos: 99.463.792 (93,30%)
Vejam bem. 36.338.943 de votos inválidos.
Que canditado, partido, ou marketeiro não gostaria de contar conosco?
Temos força. Agora precisamos aprender a usá-la, mesmo inválidos como somos.
.
.

16 comentários:

Anônimo disse...

Também tou nesse grupo, Camargo, lá com o pessoal dos 4,4%... Imagina, quase 30%? Sem contar no número elevado de eleitores que escolheram um dos dois sem qualquer convicção. Aparentemente, poderiam ter ido pra um lado ou pro outro.
Fico feliz que tudo tenha acabado. Até aqui, pelo menos.
Meu post também foi sobre o tema, só pra arrematar...
abr.
Mônica
@madamemon

Romacof disse...

Saudações Dom Mauro. Belo post.!Parabéns! Lido e comungado! Que interessante os enfoques sobre o tema; eu também falei das eleições. Talvez por que afinal seja um assunto importante que não está sendo levado muito a sério. Se tornado sério seria quase uma democracia!! Fiquei contente de ter um rótulo: "Inválido!" Estava me sentindo nu sem um. Estou nos 4,4%, como a Mônica. Você já pensou se na urna houve uma opção diferente das breteiras (Branco e Confirme)? Imagine uma tecla amarela com a opção: "Nenhum dos Acima"!!

mauro camargo disse...

Olá Monica, Olá Romacof. Temos um poder na mão, mas estamos cansados, no sentido literal de inválidos eleitorais. Creio que isso é por enquanto, o aumento desse número foi tão representativo, que vai chamar a atenção. Por mais que estejamos cansados, precisamos continuar fazendo nosso trabalho de formiguinha, um pouco como pensavam os primeiros socialistas (sem nenhum partidarismo), os utópicos, porque o que pensamos e queremos tá mais mesmo parecendo uma utopia.

Ainda nem li os posts de vcs, mas, assim que puder, vou pedir para que meus amigos leiam.

EStou viajando. fico até dia 8 fora. Se eu nao tiver tempo de ler com calma o post de vcs, semana que vem eu detono.

abraços e obrigado pelos comentários.

Arthur Golgo Lucas disse...

Existe uma forçação de barra fenomenal para conferir legitimidade aos pleitos. Tem que parecer a todo custo que o eleitor quis aqueles candidatos que foram eleitos, ou todo o sistema desmorona. Por essas e outras é que faz tempo que eu digo que a democracia é a maior farsa política de todos os tempos.

Arthur Golgo Lucas disse...

Faltou um pedaço...

O fato é que os votos "inválidos", sejam brancos, nulos ou abstenções, possuem um significado claro que é radicalmente encoberto pela mídia e pelos próprios tribunais eleitorais, que simplesmente negam legitimidade ao eleitor que diz claramente que não está contente com nenhuma das alternativas apresentadas.

mauro camargo disse...

Arthur, a tua cabeça é muito límpida pra raciocinar sobre democracia e, principalmente, a falsa democracia em que vivemos. Você deve conhecer o significado primário da democracia, lá da grécia, que na verdade era eletista. Não que eu queira defender uma democracia eletista, mas gostaria de ver (ler) vc escrevendo sobre isso (se ja escreveu, escreve de novo).

Arthur Golgo Lucas disse...

Já andei escrevinhando algo a respeito, sim: http://arthur.bio.br/category/politica/democracia

Tem mais de onde vieram estes...

mauro camargo disse...

sim, eu havia achado uma ótima postagem, por isso mesmo acho que vc deve escrever mais, principalmente com esse momento em que nos foi enfiado goela abaixo a felicidade democrática de mais uma vez escolhermos nosso presidente.

Anônimo disse...

Poloticamente , os votos inválidos demonstram que há ignorância ou prepotência ao voto . Sempre há o melhor e o pior ... e policamente somos rsponsável em eleger aquele q é melhor em detrimento do pior .. votar inválido significa omissão prepotente ... Votos brancos , nulos e inválidos pertencem radicalmente a uma classe ignorante ou prepotente . Esse voto n ajuda o Brasil em nada !!!!!!!!!!

mauro camargo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mauro camargo disse...

anônimo
uma das poucas raízes democráticas válidas no Brasil se chama liberdade de opinião (mesmo com o rede globo direcionando tão intensamente essa opinião).
Vc poderia definir, na sua opinião, o que é um voto prepotente? ou dizer melhor o que é um "voto" inválido prepotente?
confesso que fiquei boiando.
ah! o voto é secreto e necessita ser, mas nossa opinião não necessita ser, por isso, não precisa ser anônimo pra comentar, embora seja um direito seu.

Ao menos uma coisa positiva eu vejo no seu comentário: há pessoas que ainda não cansaram das falcatruas, da corrupção, da falta de responsabilidade com a cidadania do meio político.
Talvez quem ainda não se cansou consiga mais resultados a muito longo prazo do que nós, os inválidos e cansados de tanta falsidade.

Anônimo disse...

... n há o que dizer sobre liberdade de opinião, ela sempre será válida e nunca inválida , espero ? Logo , todos têm o direito válido de votar inválido ... embora todos tenha direito de votar . Ilude-se quem acha q votando inválido n vote . Pela lei atual não é mais possivel NÃO DAR VOTO , para efeito de determinação de quociente leitoral , os votos brancos e nulos são computados ( antes só brancos eram computados ), ou seja ,se você invalida seu voto (seja votando em branco ou anulando), você diminui o número de votos necessários para o estabelecimento do vencedor. Assim, mesmo quando você invalida seu voto, você acaba beneficiando o candidato que virá a ser vencedor.
Desculpe , mas vc votou nessa eleição ...

Em tempo , aqui se debate idéias e não identidades .

Anônimo disse...

Em suma, a perspectiva de “para quem vai o voto inválido” é necessariamente retrospectiva. Mas persiste o fato de que, mesmo quando você anula o voto, acaba beneficiando alguém. Trocando em miúdos: se você anula o seu voto para “protestar contra todos os candidatos”, ou porque nenhum deles lhe apraz, você acaba beneficiando um deles de qualquer jeito!
Por tudo isso , acho como mais uma opinião dentro de um tema controverso, que é importante escolher alguém , inda que seja tarefa árdua e inglória .
desculpe , se pareci rude , vai aqui meu apreço e consideração por suas idéias , se assim n o fosse nem estaria postando .
Valeu pela atenção .

mauro camargo disse...

anônimo, talvez vc não tenha tido a intenção da rudeza, mas, acabou me colocando, e aos leitores que comentaram na postagem, como ignorantes ou prepotentes. Palavras suas:
"Votos brancos , nulos e inválidos pertencem radicalmente a uma classe ignorante ou prepotente"

eu, e quase 30% do eleitorado brasileiro, não quisemos optar por um menos ruim. Tenho certeza que muitos, mas muitos mesmo, dos outros 70%, votaram pq ainda há um ranço ditatorial sobre a obrigatoriedade do voto. Um belo exemplo da falsidade que é nossa democracia é a obrigatoriedade do voto, uma germinação perene da ditadura. Não me acho nem ignorante, nem prepotente, por agir assim como eleitor e a postagem é bastante clara em relação a isso.

em relação à identidade, não há nenhum interesse em discutí-la,e sim somente exibi-la. Se vc prefere comentar como anônimo, é um direito seu, tanto que deixei aberta essa possibilidade nas configurações, e será sempre bem vindo (a). Mas como existiu essa "aparente" rudeza no comentário, sobre o que já nos entendemos(eu acho), e eu me senti de certa forma atacado, é por hábito gostar de saber quem está me atacando.
Em relação à sua afirmação: "mesmo quando você anula o voto, acaba beneficiando alguém"

dentro das nossas parcas reais liberdade democráticas, digo que discordo veementemente. Quando nos tornamos um número significativo, como aconteceu nessa eleição, nos tornamos parte de uma estatística que deverá ser levada a sério. Assim, poderemos até estar "beneficiando" algum candidato no presente, mas, e é o que mais importa, estamos sim beneficiando uma idéia, ou mesmo um ideal, a médio e longo prazo, que é: queremos um Brasil melhor do que esse que estão nos propondo. Será que não poderá haver algum candidato interessado em saber o que nós, os inválidos, queremos como projeto de governo no futuro? Isso é um ideal, que, felizmente, cada vez ganha mais força.

antes que eu esqueça, não precisa pedir desculpas de nada. Como tem escrito lá no título do blog, a idéia é afinar idéias. Afinações podem por passar por etapas mais rudes.

Anônimo 2, a missão. :-P disse...

Neguinho anônimo que chega no meu espaço me ofendendo eu faço das duas, uma: ou trato como palhaço, pra me divertir, ou elimino tudo que ele posta.

Quem não assina embaixo do que escreve e ainda por cima é grosseiro não merece atenção alguma. Aliás, isso é norma constitucional no Brasil.

Só de sacanagem, pra encher o saco do anônimo, não vou me identificar desta vez. Se você me reconhecer, Camargo, por favor não estrague a brincadeira! :-)

PS: o blog que estou linkando não é o meu. Não encha o saco do coitado, "Anônimo 1".

mauro camargo disse...

tá combinado...